segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

OBJETIVOS: GERAL E ESPECÍFICOS

O aluno tem que entender que quando alguém fala: vou viajar, isso não significa que ele sabe como, nem para onde o cidadão está indo. É mais ou menos por aí, o OBJETIVO GERAL vai dizer o que pretender fazer e os OBJETIVOS ESPECÍFICOS irá pontuar as formas, critérios e parâmetros que irá utilizar para chegar lá.
Vejamos, eu posso testar um fertilizante, ok? Mas para provar que ele é bom eu posso comparar as flores, o caule, talvez a altura da planta, o tamanho da folha. Então o objetivo é descobrir se o fertilizante é bom, mas especificamente irei trabalhar com os parâmetros...
Leia: Normas

INTRODUÇÃO

Aqui já nasce o problema da falta de profundidade do entendimento da ciência. O aluno quando começa a escrever a introdução tem a sensação de que não vai sobrar nada para as outras partes. Se isso for verdade, então temos dois problemas problemas. Um do trabalho em si e a do aluno. Mas não é uma verdade de forma geral. Entenda que a introdução vai clarear para o leitor sobre a proposta do trabalho, as formas e como irá realizar a pesquisa, onde, quando, como, por que, de que modo e como serão tratados os dados. A princípio parece que o trabalho está aí, mas não está. Com tempo e uma boa orientação irá entender que os outros pontos são aprofundamentos dos pontos citados na introdução.
Leia: Normas

SUMÁRIO

Vamos direto ao ponto, sumário é aquela parte que você utiliza para encontrar o assunto que deseja dentro de qualquer livro que se preze. Como:
            1. Cap1 Alfa;
              1. 1. SubTítulo Beta;
                1. 1. 1. Ponto Zeta. 
Enfim, é a organização e a forma de mostrar com o trabalho escrito está distribuído e em que ordem.Uma coisa que muitos não sabem é que existe sumário para figuras, quadros, tabelas e até mesmo para siglas. E é necessário se houver. Portanto, antes de começar a escrever, entenda as partes do trabalho, pois existe uma divisão pronta para isto.  Leia: Etapas Básicas do Documento