segunda-feira, 22 de junho de 2015

Todo documento de iniciação é uma dissertação

Primeiro, dissertação é um estilo de escrita e tem suas regras, descrição de algo pautado em documentos já lidos ou publicados com sua opinião impressa. Então a dissertação é uma forma de comunicação capaz de captar na literatura técnica, que diga-se de passagem é gigantesca, as idéias que fazem parte do seu trabalho e traduzir as ideias de forma clara sem "achismo", apenas com ideias já defendidas ou pautadas em dados levantados através do método de pesquisa utilizado. Então, e desta forma, é necessário entender que existe um estilo a ser respeitado. E é través deste estilo de escrita, e através de argumentos fortes, que você irá defender os pontos estudados de forma crítica, organizada e lógica. A dissertação é utilizada para assuntos científicos, é um texto que organiza idéias já preconizadas e que serão capazes de defender o que se está estudando. Importante também é entender que existe pontos a favor e contra, isto para que se forneça uma ideia completa do que o estudo envolve enquanto argumentos. Apenas o treino tornará o aluno capaz de fazer um texto maduro com informações oficiais levantadas. Talvez por isso a criação da dissertação com base em dados de outros seja tão difícil e a cópia simples - plágio -  esteja sempre presente nestes textos. Portanto leia, e escreva o máximo que puder. Utilize de um professor de português para verificação do estilo e de um pesquisador para os argumentos.

terça-feira, 26 de maio de 2015

Dia de Campo de 21 a 23 de Maio no Uniaraxá - Pesquisa e o papel do profissional.

Este dia foi particularmente interessante, pois houve a oportunidade de falar sobre pesquisa. Não dos cálculos, mas sim dos raciocínios implícitos na tomada de decisão, de como fazemos para abrir as possibilidades entre tantas para encontrar as melhores, para situação ou recursos. Penso que só através da pesquisa podemos encontrar as alternativas certas para cada caso e assim assertivamente incrementar os resultados, seja no campo ou em que área for. Como pretensioso pesquisador não acredito em produtos milagrosos, mas em melhores produtos para condições adequadas a estes. E vamos combinar, para ler o que existe não precisamos de profissionais formados. Mas para orientar algo, alguma coisa ou alguém precisamos de um gestor, alguém que pense e faça a diferença no processo. Foi um dia particularmente interessante onde dividi minha visão sobre o assunto e como deveríamos atuar com base em visões que a pesquisa nos fornece. Muito obrigado pela atenção.

segunda-feira, 20 de abril de 2015

MATERIAIS E MÉTODOS

Aqui eu vou tentar abordar da melhor forma a parte do trabalho que fala sobre materiais e métodos. Bem, como você já pode notar pelo título obrigatório você terá que falar sobre os materiais. E como vai fazer isto. Você vai descrever todo o material utilizado para a realização do trabalho. Tudo mesmo, até aquele saquinho que usou para guardar o lápis, tudo. E o método é a ligação do material com a forma como utilizou o material. Veja só, alguém pode utilizar um martelo para derrubar uma parede. Um faz isso destruindo a base, outra pessoa de cima para baixo. Hora, os dois utilizaram o mesmo material, mas a forma como realizaram foi diferente. A realização é o método. E como no caso do material, você terá que descrever em detalhes tudo que fez, tudo mesmo, em detalhes. Isto, pois se alguém quiser tentar o mesmo trabalho em outro lugar ou em outras situações terá que saber em detalhes o que você fez, caso contrário vai ficar difícil utilizar seu trabalho como base para outro. Assim, material e métodos é relativo ao que fez, como fez e quando fez.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

A importância do CADERNO com fonte de conhecimento

Aqui eu e o Prof TG conversamos a respeito de cadernos, sua importância na vida e na construção do conhecimento. Aproveite.
Click e nos escute aqui.